terça-feira, 24 de janeiro de 2012

É possível engordar por problemas na tireóide?

  A postagem de hoje vai atingir um público pequeno, porém, vai esclarecer algumas dúvidas de um assunto que não é muito comentado.
  Com certeza você já ouviu alguém falar que teve um considerável aumento de peso corporal repentino por problemas relacionados a glândula tireoide. Um caso recente famoso é o do "Ronaldo Fenômeno", que declarou ter engordado no final da carreira de jogador por complicações na tireoide.
  E isso é possível? Problemas na tireoide pode engordar um indivíduo?  A tireoide controla a hipófise, que secreta hormônios para todo o organismo. Um dos mais importantes é o TSH, responsável por estimular a produção de “T3” e “T4” pela tireoide. Quando a tireoide está incapacitada de produzir hormônios em níveis ideais, o metabolismo torna-se mais lento, esse quadro de redução de produção e consequente metabolismo lento chamamos hipotireoidismo. Nesse quadro o cansaço é grande e os músculos ficam mais sensíveis. Então, respondendo a pergunta, quem é acometido por esse problema tem dificuldade para perder peso e pode sim engordar.
   Para amenizar este problema, o primeiro passo é procurar um especialista, no caso o endocrinologista. Ele prescreverá o tratamento mais adequado, que poderá utilizar medicamentos, mas não é regra. A prática regular de exercícios físicos também estimula a tireoide.
  Os exercícios aeróbicos são importantes no controle hormonal. Importante conjugar esse treino com a musculação, o aumento da massa muscular acarreta a aceleração do metabolismo, com isso, há o aumento do gasto calórico. É também fundamental o acréscimo regular de volume e intensidade aos treinos de força e aeróbio. Mas para esses acréscimos, ter o acompanhamento de um professor de Educação Física é a melhor maneira de não errar na mão e se lesionar.
  Não há grandes mistérios nem muitas diferenças do treino de um indivíduo saudável para um que possua hipotireoidismo, talvez o emagrecimento destes indivíduos com o distúrbio mereça um pouco mais de dedicação nos treinos para que se encontre êxito, pois as reações serão mais lentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.